Olimpíadas devem puxar crescimento de redes telecom para hotéis

Da redação – 03.03.2016 – 

Operadora Linktel fecha contrato para suprir rede Estanplaza, com enlaces de alta velocidade.

Apesar das críticas com atraso de obras e gastos acima do orçamento, as Olímpiadas estão movimentando alguns segmentos de infraestrutura de forma mais ativa. É o caso do fornecimento de enlaces físicos para as redes hoteleiras. As companhias do segmento estão prevendo maior demanda de banda larga em agosto e setembro, meses em que o evento principal e o das paraolimpíadas acontece no Rio de Janeiro. É o caso da bandeira Estanplaza, que ampliou sua conexão com o contrato fechado com a Linktel.

Além dos links de rádio adicionais para suprir o potencial tráfego que vai ocorrer nas redes Wi-Fi, a Linktel também está interconectando a base da rede hoteleira em São Paulo ao seu próprio data center, também no estado. Nesse caso, a malha física é composta por uma infraestrutura de fibra óptica. Nos hotéis o pacote inclui ainda serviços de voz e internet.

Para atacar o mercado hoteleiro com contratos de longo prazo ou pontuais, a Linktel confia na estrutura que tem instalado no país. De acordo com Fábio Simonagio, diretor de Engenharia da operadora, o avanço da empresa tem sido possível em função da cobertura nacional e pelo backbone próprio que na Grande São Paulo. Em termos de infraestrutura, a operadora possui uma rede Metro Ethernet híbrida, combinando rádios e fibra óptica. Essa última, segundo ele, deve continuar a ser ampliada em 2016.