Operadores de gruas e pontes rolantes agora podem ser certificados

Da Redação – 18.02.2016 – 

Profissionais fazem parte da lista ampliada de novas categorias que atuam na construção civil. Segmento foi responsável por 8% dos acidentes de trabalho entre 2007 e 2013, segundo Previdência Social.

A partir deste ano, os operadores de guindaste, gruas, guindautos e ponte rolante poderão se inscrever no sistema brasileiro de certificação para profissionais de movimentação de cargas. O anúncio foi feito pela ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção) que, em parceria com a Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), criou o mecanismo em 2014. Até então, somente as funções de rigger, supervisor de rigger e sinaleiro amarrador eram consideradas pelo sistema.

De acordo com as instituições, cerca de 5 milhões de acidentes de trabalho acorreram no Brasil entre 2007 e 2013. Destes, 700 mil aconteceram apenas no último ano de análise, com mais de 2,5 mil mortes e 14,5 aposentadorias por invalidez – representando um prejuízo de 70 bilhões anuais ao país. “Em uma conta rápida, baseada nos números apresentados, podemos estimar que cada acidente custaria em torno de R$ 100 mil para as empresas”, diz Wilson de Mello Jr., diretor de Certificação e Desenvolvimento Humano da Sobratema.

Com o sistema, as associações esperam que o setor de movimentação de cargas apresentem maior produtividade e qualificação de mão de obra, além da redução do número de retrabalhos.

Os interessados em obter o certificado devem preencher o formulário no link: http://abendicertificadora.org.br/icamento/index.html.