Otimista com o mercado, Bomag Marini lança equipamentos para pavimentação

Por João Monteiro 11.06.2015

Usina de asfalto com acesso remoto à distância e pavimentadora que permite trabalhar com diversos tipos de mistura são os destaques.

A Bomag Marini, empresa de equipamentos de construção e pavimentação, lança a usina de asfalto Titanium 140 Multi Paddle Pugmill e a pavimentadora VDA 700 MAX. Os dois equipamentos trazem tecnologias europeias, mas são produzidos no Brasil, na fábrica da marca em Cachoeirinha (RS).

A Titanium 140 traz um misturador para todos os tipos de misturas asfálticas. Chamada de Multi Paddle Pugmill, essa tecnologia conta com multi palhetas de mistura com maior resistência ao desgaste e regulagem de altura ajustáveis para diferentes tipos de compostos.

Elton Antonello, gerente de engenharia da Bomag Marini, explica que há três fases de produção da mistura dentro do equipamento. “Na primeira, o tubo de linha de injeção de asfalto cobre os agregados graúdos, os separando dos finos, que virão na segunda etapa depois de passar pela filtragem”, diz. “Na terceira fase, com os materiais entrando na câmara de reciclados, eles obtêm uma mistura seca antes de entrar em contato com o ligante”, completa.

A mistura se dissolve na entrada a câmara de reciclados e quando chega à região de injeção do ligante, ela já está totalmente misturada com os agregados quentes. “Se você mistura cal hidratada com os agregados, ela possibilita ter uma melhor adesividade junto ao ligante”, explica Antonello. Segundo ele, esse processo proporciona qualidade superior ao produto.

Outro diferencial do equipamento é a tecnologia de controle de operação, Infinite Control, capaz de prover acesso remoto à distância, gerando relatórios sobre o que está acontecendo com a máquina em tempo real. Esses relatórios são enviados online para a base dos clientes, tendo acesso aos dados de produção e consumo de combustível, entre outras informações. Os dados podem ser acessados por tecnologias móveis, como tablets e smartphones.

Vibroacabadora
Já a pavimentadora de asfalto VDA 700 MAX, que incorpora tecnologia alemã, possui motor de 130 HP de potência e pode trabalhar com diversos tipos de mistura, inclusive solo-brita ou solo-cimento, até uma capacidade de 30 cm, garantindo naturalidade desde a base até o acabamento final, segundo Antonello.

O diretor geral da empresa na América Latina, Réus Rosa, comenta que é inegável a desaceleração que o mercado da construção sofreu nos últimos seis meses, mas diz que o grupo tem um projeto de longo prazo no Brasil e conta com linhas consolidadas na parte de usinas e pavimentação, crescendo nessa última. ”Ano passado obtivemos consolidação na linha de 12 t de rolos compacatadores, o que representou acréscimo no faturamento do grupo no país”, afirma.

Governo Federal prevê investimentos de quase 200 bilhões de reais em infraestrutura

Segundo ele, o Brasil é um dos maiores mercados de pavimentação, mas temos pouca malha rodoviária pavimentada. “Esse percentual subiu um pouco nos últimos anos, mas vemos toda a produção agrícola no interior do país com um enorme custo logístico para ser exportada”, explica.

Para o executivo, o governo federal está de dando conta de que não tem condições de conduzir esses projetos sozinhos. “Acredito que o lançamento do novo pacote de concessões seja um divisor de águas. Temos uma expectativa bem positiva para o nosso segmento e vamos reforçar mais essa atuação no mercado”, conclui.