Paraná recupera 160 km de rodovias

Da Redação – 04.07.2017 –

Obras beneficiam cinco rodovias no Estado, além de outras três que passaram por serviço de restauração do pavimento, totalizando investimentos de 60 milhões de reais.

O governo do Paraná está investindo cerca de 60 milhões de reais na conservação e pavimentação de um lote de rodovias no Estado, totalizando 160 quilômetros de pistas em processo de revitalização. As obras envolvem basicamente a fresagem do pavimento danificado e a aplicação da nova camada de concreto betuminoso (CBUQ), além da execução do microrrevestimento no trecho em questão. Elas já beneficiaram três rodovias estaduais e atualmente se desenvolvem em outras cinco, cobrindo uma área compota por 12 municípios e cerca de 300 mil habitantes.

“Essas obras são vitais não apenas para o atendimento à população local, mas também para o escoamento da safra dos pequenos produtores agrícolas e das grandes cooperativas existentes na região”, disse o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho. Concentradas na região Oeste do Estado, as obras estão divididas atualmente em cinco frentes de trabalho. Entre eles, está um trecho da PR-180, de Cafelândia e Nova Aurora, outro da PR-239, entre Nova Aurora e Iracema do Oeste, e a ligação Assis Chateaubriand/Palotina, pela PR-364.

Completando a lista, outra equipe de restauração atua em um trecho de 12 quilômetros da PR-467, no município de Marechal Cândido Rondon, e o maior lote está na PR-488, entre Vera Cruz do Oeste, Diamante do Oeste e o distrito de Esquina Céu Azul, em Santa Helena, que soma 50,7 quilômetros de extensão. Nesses trechos, o tráfego das rodovias em obras vem sendo organizado em sistema “pare e siga”, para que o fluxo dos veículos seja escoado em meia pista e permita a movimentação de máquinas e trabalhadores nas áreas em restauração.

No primeiro semestre deste ano, o governo paranaense concluiu a recuperação de pavimento em três segmentos de rodovias no Oeste paranaense. Na PR-239, as obras receberam investimentos de 3,8 milhões de reais na ligação entre Quatro Pontes e o distrito de Novo Sarandi, em Toledo, e no trecho que vai de Novo Sarandi até o distrito de Vila Nova, também em Toledo. O outro trecho concluído foi entre Cafelândia e o distrito de Penha, em Corbélia, onde a revitalização de pavimento consumiu investimentos de 4,5 milhões de reais.