Racks garantem transporte seguro de motores e transmissões

Da Canaris Informação Qualificada – 16.12.2016 – 

Produção e fornecimento de mais de 250 Racks desenvolvidas sob medida para indústria paulista mostra alto nível de engenharia de desenvolvimento e comprova que a fabricante de sistemas de movimentação fabril com sede em Tambaú (SP) está totalmente preparada para a produção em escala.

rco-racks-800x600A movimentação e transportes de peças usinadas e de alta complexidade, como transmissões, eixos e motores, não pode oferecer risco à integridade dos componentes. É o que entende a RCO, fabricante de equipamentos para movimentação industrial com mais de 25 anos de atuação nesse mercado e cujo um projeto recente, envolvendo a mobilização de mais de 250 Racks específicos para uma grande indústria do Estado de São Paulo, ilustra a capacidade de engenharia acumulada.

Tratam-se de Racks produzidos sob medida e denominadas como embalagens nesses processos industriais complexos, como a de componentes da indústria automotriz. “Os Racks alojam as peças produzidas e servem para garantir o transporte seguro entre a fábrica e as montadoras”, diz Adriano Costa, consultor de Vendas da RCO.

Ele explica que, diferente de paletes comuns, capazes de ser produzidos por serralheiros e com pouca engenharia envolvida, o desenvolvimento dos Racks da RCO demanda estudos de dimensionamento para o acoplamento correto das peças, que devem ser encaixadas com precisão. “Elas têm dispositivos de travas, que garantem que as peças não se desloquem durante os transportes. Por isso são bem diferentes dos racks tradicionais de mercado, que não levam esse tipo de desenvolvimento”, salienta o especialista.

Movimentados por empilhadeiras, os Racks RCO são produzidos em perfis tubulares de aço carbono (SAE1020) e recebem pintura eletrostática para proteção catódica (contra corrosão). “Os enxertos de UHMW (ultra high molecular weight polyethylene) no assentamento das peças são outro destaque. Eles são materiais de peso molecular alto e de baixo atrito, que reduzem o contato das peças com as racks, evitando desgastes e suavizando a movimentação”, detalha Adriano Costa.

Nessa operação em São Paulo, complementa ele, foram fabricados modelos de Racks capazes de movimentar componentes com segurança e com total proteção. Dentre os modelos foram fornecidos Racks para a movimentação de dois motores, quatro eixos ou de oito conjuntos de freios. “Todas essas possibilidades foram calculadas previamente. Esse projeto também mostra a capacidade de atendimento fabril da RCO, que tem toda a estrutura preparada para grandes fornecimentos sem a necessidade de ajustes que estejam além de adequações de layout e planejamento da linha de produção”, conclui ele.