Planta de pelotização reduz consumo de energia em até 10%

Produzido por Canaris Informação Qualificada – 31.10.2016 –

Diminuição foi calculada pelos engenheiros do grupo turco Erdemir, maior produtor de aço da Turquia, na operação de bombeamento de polpa de minério de ferro com uso de tecnologia Metso.

O bombeamento de minério de ferro para abastecimento de plantas de pelotização é uma operação dura: a polpa do minério causa desgaste ao sistema e a operação em si consome grande quantidade de energia. Os engenheiros da Erdemir sabem disso, pois a corporação é uma gigante do segmento, produzindo metade do minério de ferro do país e dona da maior siderúrgica local. Com essa bagagem técnica, eles aprovaram o modelo de bomba MDR300, da Metso.

Segundos os técnicos do grupo, o equipamento maximizou a produção na planta de pelotização instalada em Divrigi, região central da Turquia. As melhorias incluem uma redução de energia que pode variar entre 5% e 10% no bombeamento da polpa (comparado ao equipamento anterior de outro fabricante) e maior resistência ao desgaste. Os dois fatores combinados também diminuíram a mão de obra de manutenção, segundo Tamer Sahin, gerente de Manutenção da unidade. Em função dos resultados, o especialista adiantou que a empresa deve adquirir outra MDR300.

A tecnologia que explica as melhorias na pelotização

De acordo com Jim Board, vice-presidente sênior da área de Flow Control e Mineração da Metso, o equipamento possui um mecanismo de ajuste duplo que torna o seu uso mais fácil e mantém a alta eficiência de produção. A MDR300 faz parte da nova série de bombas Metso usadas na movimentação de polpas na etapa de descarga de moinhos. O MDR vem da sigla para Mill Discharge Rubber line, ou seja, bombas com revestimento de borracha contra materiais abrasivos.

Além de borracha, a Metso também produz bombas para movimentação de polpas com revestimento metálico (MDM). Em ambos os casos, a tecnologia trabalha para evitar paradas não programadas e aumentar o desempenho das plantas. “Bombas confiáveis são cruciais para maximizar a disponibilidade do processo e aumentar a eficiência da produção”, argumenta Jim Board.

Segundo ele, a experiência da Metso permite ainda que a empresa indique as medidas de manutenção preventiva e preditiva para os dispositivos. O executivo lembra ainda que a série MD, incluindo a MDR300, é fabricada com materiais de alto desempenho contra abrasão, corrosão e erosão, além de possuir projeto hidráulico que limita a velocidade de entrada para garantir o desempenho da bomba no ponto de melhor eficiência.