Porto do Rio Grande terá novo píer

Da redação – 28.09.2016 –

Obra será definida em outubro, custará R$ 67 milhões e deve ser entregue em 15 meses. Empreendimento será um novo berço de atracação para complexo portuário gaúcho.

Uma audiência pública, marcada para o dia 20 de outubro, deve debater a instalação de um novo píer multiuso a ser instalado no Superporto, que faz parte do complexo do Porto do Rio Grande (RS). O novo local de atracação terá preferência para embarcações de gás natural liquefeito (GNL), integrando-se a novos projetos que podem ser instalados em Rio Grande, segundo a Superintendência do Porto do Rio Grande.

O novo píer vai envolver a construção de uma ponte de acesso, plataforma de operação e quatro dolfins de amarração numa área de 447m² sobre a terra e mais três mil metros quadrados sobre o canal. A obra deve durar 15 meses, incluindo desde a licença de instalação até a de operação. Devem ser gerados 138 empregos diretos e 600 indiretos durante o processo, cujo custo total é estimado em R$ 67 milhões.

“Será um novo berço de atracação para o complexo portuário auxiliando a aumentar a movimentação do complexo dando preferência a um segmento de produto novo não somente para o Porto como também para todo o estado”, afirmou o diretor-superintendente Janir Branco, em evento na semana passada. De acordo com ele, a obra será interligada com outros projetos, inclusive com o da usina termelétrica a ser instalada na cidade gaúcha.

A instalação ficará entre os terminais da Braskem e da Transpetro, na área do Superporto. A equipe de meio ambiente, saúde e segurança distribuirá nos bairros adjacentes ao complexo portuário um folder explicativo sobre o projeto para antecipar informações e garantir o debate sobre o projeto na audiência pública. O encontro deve abordar o estudo de impacto ambiental disponível, já disponível para consulta no site da Superintendência do Porto do Rio Grande.