Porto do Pecém bate recorde de movimentação em 2016

Da redação – 20.10.2016 – 

Porto cearense já movimentou 7,1 milhão de toneladas até agora, o que representa um aumento de 31% com relação ao mesmo período do ano anterior.

O período que varia entre janeiro e setembro nunca foi tão vantajoso para o Porto do Pecém, localizado no município de São Gonçalo do Amarante (CE). Isso porque pouco mais de 7 milhões de toneladas de mercadorias foram movimentadas no porto cearense até o mês passado, número que representa um aumento de 31% em relação ao mesmo intervalo de 2015 e um recorde de movimentação para o local, em operação desde 2002. Se a comparação for reduzida somente ao mês de setembro, o resultado é ainda melhor: as exportações e importações no porto aumentaram cerca de 90% quando os números são comparados ao mesmo mês de 2015.

Segundo a Seinfra CE (Secretaria de Infraestrutura do Ceará), as principais responsáveis pelo aumento significativo de movimentação são as importações, que somaram somente neste ano mais de 6 milhões de toneladas de mercadorias. Já as exportações contribuem, mas em menor número, com pouco mais de 1 milhão de toneladas.

Entre as mercadorias, o órgão destaca quatro tipos de materiais. O primeiro colocado é o carvão mineral, que movimentou quase 3 milhões de toneladas até agora. Em seguida vem o minério de ferro, com 1,3 milhão e o gás natural, com o montante de 813 mil toneladas. Por fim, a Seinfra destaca os produtos siderúrgicos, que atingiram a faixa das 511 mil toneladas.

“O Porto do Pecém permanece crescendo, mesmo com o cenário econômico que se estabelece no país” disse Danilo Serpa, presidente da Ceará Portos, a Companhia de Integração Portuária do Ceará. De acordo com ele, a intenção do Governo do Estado é implementar novas medidas para que o Porto torne-se uma ferramenta para a geração de renda e empregos.