Porto do Pecém, no Ceará, recebe novos equipamentos

Da redação com Seinfra/CE – 22.06.2016 –

Segundo Secretaria de Infraestrutura, guindastes instalados estão entre os maiores do gênero no Brasil.

Na semana passada, o porto cearense de Pecém oficializou o recebimento de dois novos equipamentos do tipo STS (Ship to Shore). Instalados no Terminal de Múltiplas Utilidades (TMUT), os guindastes pesam 1,6 mil toneladas e medem 87 metros de altura e serão utilizados na movimentação de contêineres. De acordo com o presidente da Cearáportos, Danilo Serpa, as novas máquinas vão incrementar as atividades da instalação, junto com as melhorias de infraestrutura em andamento e sob coordenação do governo estadual.

“Os STS’ estão entre os maiores guindastes do país e vão contribuir para o aumento da movimentação através do Pecém. Em breve, quando começarem a operar, o fluxo de saída e entrada de mercadorias será bem mais eficiente”, comemora Serpa. Ele argumenta que as máquinas, capazes de atender as maiores embarcações do mundo, combinados à profundidade natural do Porto do Pecém e à sua localização privilegiada, transformam a área em alternativa para futuros investidores.

Ricardo Arten, diretor Superintendente da APM Terminals no Brasil, destaca que Pecém é o porto mais próximo de mercados consumidores, incluindo Estados Unidos, Europa e o Norte da África. Segundo ele, a localização também é estratégica  para  todas  as  rotas da Ásia e do Oriente Médio que navegam pelo Mediterrâneo para alcançar as Américas. “Essa condição, aliada à profundidade natural de 18 metros e à disponibilidade de equipamentos de última geração para a operação de contêineres, é o principal diferencial de Pecém em relação à atual infraestrutura portuária disponível no Brasil”, completa.

De acordo com a operadora APM Terminals, foram investidos R$ 100 milhões para a aquisição dos guindastes, que têm a capacidade de 65 toneladas para contêineres e 100 toneladas para operar cargas especiais. Além disso, os equipamentos têm 68 metros de lança, podendo alcançar até a 22ª fileira de contêineres das embarcações.

Melhorias na infraestrutura do porto

De acordo com o governo do Ceará, já foram investidos mais de R$ 600 milhões em obras no porto do Pecém. A segunda expansão, que está em fase final e será entregue em julho de 2017, abrange três novos berços, uma nova ponte de acesso, uma correia transportadora exclusiva para minério de ferro, e aumenta a capacidade de movimentação de Pecém para até 750 mil TEU’s/ano.

Em maio, Pecém recebeu o descarregador de minério de ferro, equipamento que está no Píer 1 e irá possibilitar o descarregamento de navios com minério de ferro para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP). “Os novos equipamentos ajudam a levar o Porto do Pecém a um patamar mais elevado. Temos certeza que em muito breve teremos aqui um dos terminais marítimos mais importantes do Brasil”, declarou o secretário de infraestrutura do Estado, André Facó. A expectativa da presidência da Cearáportos é de que a siderúrgica movimente em sua fase cerca de três milhões de toneladas de placas de aço através do porto cearense.