PPP pode ser a saída para investimentos em infraestrutura de saneamento básico

Da Redação – 15.04.2016 –

Avaliação é da Aquafed, entidade internacional que reúne operadores privados do setor.

saneamento4O senegalês Mamadou Dia, presidente da Aquafed, foi um dos principais convidados do 6º Encontro Nacional das Águas, realizado em São Paulo entre terça e quarta-feira dessa semana. E ele foi direto ao ponto: “a decisão sobre a forma como será prestado o serviço é sempre das autoridades públicas, mas a iniciativa privada pode contribuir muito na gestão e operação, com vários modelos”, resumiu.

Segundo ele, as parcerias público-privadas (PPP) são cada vez mais fundamentais, uma vez que pelo menos 40% da população mundial ainda não possui acesso a sistemas sustentáveis de água e saneamento. Dia acredita que o Brasil poderá seguir o exemplo de outros países e aumentar a participação da iniciativa privada na operação de serviços públicos de saneamento.

A participação privada no Brasil é de aproximadamente 6% do mercado, índice bem abaixo da média de outros países, caso da França, onde as empresas privadas respondem por 75% da prestação de serviços nessa área. Na Alemanha, o índice é de 40% e nos Estados Unidos cerca de 73 milhões de pessoas atendidas pelo segmento privado, o que seria aproximadamente 23% da população atual do país.

Para Alexandre Ferreira Lopes, presidente do Sindcon, sindicato que reúne as empresas privadas desse setor no Brasil, chegou a hora de o país assumir o saneamento como prioridade e direcionar mais investimentos para o setor.
“A iniciativa privada possui hoje R$ 30,5 bilhões comprometidos em contratos no saneamento, mas podemos contribuir com mais.

O Brasil não está conseguindo atingir a meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, que é investir R$ 15,2 bilhões por ano no setor, e a participação da iniciativa privada seria fundamental para atingirmos esse patamar de investimento”, completa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *