Pré-sal atinge produção de um bilhão de barris

Da Redação – 22/12/2016 –
A marca, alcançada em novembro, coincide com o aumento na produção do pré-sal, com a ativação de um novo poço e o melhor desempenho de algumas plataformas.

Dez anos após a descoberta do pré-sal e seis anos depois do início das operações da primeira plataforma de produção nos campos profundos da Bacia de Santos, a Petrobras anunciou a marca de um bilhão de barris de petróleo extraídos dessa área. A marca foi atingida em novembro, mês em que a estatal alcançou um recorde naquela província petrolífera, com a produção de 1,25 milhão de barris, no dia 9.

No acumulado do mês, a produção de petróleo e gás natural em operação na camada do pré-sal foi de 1,45 milhão de barris de óleo equivalente por dia (boed), com um aumento de 2% em relação a outubro. Em novembro, a Petrobras registrou uma produção total de petróleo e gás natural de 2,86 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boed), sendo 2,74 milhões boed produzidos no Brasil e 120 mil boed, no exterior.

A estatal atribui o crescimento na produção ao melhor desempenho operacional das plataformas do Parque das Baleias e da plataforma flutuante (FPSO) Cidade Saquarema, além do retorno à operação do FPSO Cidade de Santos, após parada programada. Outro fator positivo foi o início de operação de um novo poço conectado à FPSO Cidade Maricá, no campo profundo de Lula, que integra a área do pré-sal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *