Prefeitura de Porto Alegre anuncia programa para revitalizar centro histórico

Redação (com informações da Prefeitura de Porto Alegre) – 11.08.2021 – Município estabelece como prioridades Mercado Público, Esqueletão e Muro da Mauá 

A Prefeitura de Porto Alegre (RS) lançou nesta segunda-feira (9/8) o Centro+, projeto de revitalização do Centro Histórico, coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Smpae). O programa prevê atuação em questões como segurança pública, infraestrutura, desenvolvimento econômico, mobilidade e preservação do patrimônio histórico, além de intervenções para fomentar o turismo e a cultura local. 

As três prioridades estabelecidas pelo governo municipal são a revitalização do Mercado Público, uma solução para o Esqueletão (um edifício com cerca de 70 anos que nunca foi concluído) e a substituição do Muro da Mauá – que contempla, também, articulação interinstitucional para a recuperação do Cais Mauá. 

“Esqueletão”, localizado no centro histórico de Porto Alegre (foto: Luciano Lanes/PMPA).

O Centro+ é um dos sete programas de governo prioritários pactuados no Plano Plurianual 2022-2025. A Smpae afirma que o interesse é resgatar a condição de espaço de convivência e ponto de referência para o Centro Histórico, permitindo que seja uma área de comércio, serviços, cultura, turismo, lazer e moradia. 

Prédio vai ser interditado

O Esqueletão – como é conhecida a Galeria XV de Novembro – recebeu, no mesmo dia, uma ordem de interdição e desocupação no prazo de 30 dias. A decisão, tomada pela 10ª Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre, atende um pedido da Procuradoria-Geral do Município (PGM) em ação ajuizada em 2003 pelo Município contra os proprietários do prédio. 

O edifício, de 19 andares, começou a ser construído na década de 1950 pela Sociedade Brasileira de Construção e nunca foi concluído. Atualmente, apenas os três primeiros são ocupados por moradias, algumas em situação precária, segundo o jornal Correio do Povo.