Primeira estação de bombeamento é entregue na Transposição do São Francisco

Da Redação 24.08.2015 – 

Com entrega do trecho, conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco chega a 77%.

Estação de Bombeamento 1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (foto: divulgação).
Estação de Bombeamento 1 do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (foto: divulgação).

O governo federal entregou sexta-feira passada (21/8) a primeira Estação de Bombeamento (EBI-1) do Eixo Norte do (PISF). A estrutura levará água por cerca de 46 km até o reservatório de Terra Nova, em Cabrobó (PE). O investimento nesse trecho é de R$ 625 milhões.

Segundo Róbson Botelho, diretor de projetos estratégico do Ministério da Integração Nacional, nesse trecho a água será captada do rio São Francisco até a estação e depois bombeada para um grande reservatório elevado. “São dois conjuntos de motobomba com vazão de 12,4 m³ por segundo, que elevam a água a uma altura de um edifício de 12 andares”, explica. A estação tem capacidade de bombear a água do rio por sete quilômetros, até o primeiro reservatório de Tucutú. Em seguida, a água correrá por quatro aquedutos até Terra Nova, segundo reservatório do Eixo Norte. Os dois reservatórios estarão cheios em até dois meses e, enquanto isso, as obras da EBI-2 do Eixo Norte estarão em fase de conclusão.

Com a entrega desse trecho, o PISF chega a 77% das obras concluídas. O projeto visa garantir segurança hídrica para 12 milhões de pessoas em 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Composta por 477 km de extensão, o governo federal estima encerrar a obra entre dezembro de 2016 e início de 2017.