Provedor fluminense amplia capacidade de redes DWDM no Sudeste

Redação – 06.02.2019 –

A provedora Sumicity está ampliando a capacidade de transmissão de dados de suas redes ópticas DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) no sudeste do país com tecnologia da Padtec. Segundo a fornecedora, foram adquiridos novos transponders duais de 100 Gb/s e a operadora fluminense planeja expandir a capacidade das redes existentes, ou construir novos trechos, atingindo o total de aproximadamente 3,5 mil quilômetros de redes DWDM na região sudeste ainda neste primeiro semestre.

No Rio de Janeiro, a Sumicity já iluminou mais de 2 mil quilômetros de redes ópticas. Fábio Abreu, CEO da empresa, destaca a primeira rede DWDM de alta capacidade do interior do Rio de Janeiro construída pela operadora, no ano passado. “Foram mais de 200 quilômetros de redes ópticas iluminadas, no total, para conectar o interior à capital carioca, com taxas de transmissão de 100 Gb/s”, diz. “Um dos motivos do investimento na expansão do backbone é para que possamos levar a Sumicity Play, nossa IPTV HD (TV através da fibra óptica), para todas as cidades incluídas em nosso projeto de expansão, além das 27 cidades em que ele já está presente”, salienta.

Atualmente, defende, é possível comprovar que a infraestrutura de rede contribui não só para melhorar a conectividade e a latência oferecida à população, como também para atingir públicos com o propósito de impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da região.

“Uma das novidades técnicas dessa geração de transponders está nas interfaces de rede mais flexíveis, que permitem melhor adaptação dos canais ópticos às demandas de performance e de expansão da rede”, diz Argemiro Sousa, diretor de negócios da Padtec. Segundo ele, essa linha de equipamentos está alinhada às tendências internacionais da tecnologia na área e a nova linha de transponders de 100 e 200 Gb/s (por canal óptico) da plataforma LightPad i6400G da Padtec combina alta taxa de transmissão de dados com menor ocupação de espaço e consumo por bit transmitido.