Rede varejista implanta Wi-Fi gratuito em 20 cidades do Norte

Redação – 14.01.2020 –

A varejista Bemol implementou WI-Fi em torno das 23 lojas físicas que tem espalhadas por 20 cidades do Norte. O projeto busca ampliar o acesso dos clientes da companhia às suas plataformas de comercio eletrônico, ao mesmo tempo em que atinge o cunho social da inclusão digital.

A implementação da rede foi feita pela CommScope, suportada pelo distribuidor Westcon e operacionalizada pela integradora CriareNet.

De acordo com Jesaias Arruda, do departamento de infraestrutura da Bemol, o projeto de oferta de Wi-Fi gratuito  nasceu para aumentar a capilaridade do grupo no interior dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Segundo ele, a extensão e as condições do meio ambiente foram os principais desafios. Ele revela a dificuldade para garantir visada em cidades cujos terrenos variam de planície a depressão e planaltos. Quanto ao clima, a umidade tradicional do local junto às fortes chuvas da época explicam o desafio. “Fomos ao mercado em busca de uma solução que permitisse o maior número de conexões e pontos de acesso robustos, específicos para ambientes externos”, explica Arruda.

 

A solução

Em março de 2019 foi iniciada a implementação de 300 pontos de acesso. Na primeira fase do projeto, já em operação, foram instaladas 70 pontos outdoor. Todos do modelo Ruckus T310S e com gerenciamento feito por meio do controlador Ruckus Virtual SmartZone. Esse volume atendeu 14 cidades.

 

Para o diretor da CriareNet, Armando Kratina Jr, um dos desafios do projeto foi sua integração com o sistema de gestão da Bemol, permitindo que o processo fosse o mais natural possível, tanto para a operação quanto para os usuários. “Para isso, trabalhamos duro nas integrações dos sistemas e da rede”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *