Rio de Janeiro promove megamanutenção nos equipamentos mobilizados no programa Estradas da Produção

Da redação – 14.06.2016 –

Processo acontece com recursos do Banco Mundial. Frota inclui ainda escavadeiras, caminhões, tratores de esteiras e de pneus e retroescavadeiras.

Focado na recuperação de estradas vicinais, o programa do governo fluminense faz parte de um projeto maior, o Rio Rural, e envolve financiamento do Banco Mundial. Além da frota atual, que vai passar pela manutenção antes de voltar à carga no segundo semestre, o Rio Rural deve receber novas máquinas. Hoje, com o processo de manutenção oito das 21 motoniveladoras que integram as patrulhas mecanizadas do Estradas da Produção já estão sendo recuperadas.

O processo acontece no Centro de Treinamento da Emater-Rio, em Italva, e envolve a troca de óleo e de filtro, manutenção da mesa giratória, reparo na bomba ejetora, revisão da parte elétrica e substituição de pneus. Segundo a presidente da Emater-Rio e coordenadora do Estradas da Produção, Stella Romanos, a previsão é de que até o fim de agosto, esteja concluída a revitalização deste maquinário além do restante da frota.

O rol de equipamentos que vai passar pela manutenção inclui 21 retroescavadeiras, 26 caminhões caçamba e comboio, cinco tratores de esteira, sete escavadeiras e 25 tratores de pneus. O Rio Rural, que pertence à Secretaria de Agricultura, vai receber ainda novos equipamentos (rolos compactadores, caminhões pipa e oficina), de acordo com Stella.

“Nosso objetivo com essa ação, reunindo ao mesmo tempo todos os equipamentos, é a otimização dos serviços e a redução dos custos nele envolvidos”, explica a coordenadora. “Queremos que toda a frota do programa esteja em perfeitas condições para dar continuidade ao trabalho de recuperação das vicinais nas microbacias atendidas pelo programa Rio Rural”, completou.

Ainda segundo ela, os equipamentos de apoio, incluindo carretas para o transporte de máquinas, plataformas e cinco caminhões para suporte, também serão submetidos à manutenção corretiva e preventiva.

O Estradas da Produção conta hoje com aproximadamente 200 máquinas e equipamentos e já realizou serviços de manutenção em cerca de 30 mil quilômetros de estradas rurais, desde da sua implementação.