Rio de Janeiro terá rede 4.5G

Da Redação – 01.03.2018 –

4.5G Evolution está sendo implantada na capital fluminense e em outras duas cidades da América Latina pela Telefônica com tecnologia da Huawei

A caminho da infraestrutura de 5G, o Rio de Janeiro vai receber a tecnologia intermediária conhecida como 4.5G Evolution. O processo faz parte da estratégia da operadora espanhola e inclui outras duas cidades da região, Monterrey, no México, e Bogotá, na Colômbia. Antes de chegar até elas, Munique, na Alemanha, serviu como um campo avançado. Pra fechar esse mapa mundi de telecomunicações, o know how é da chinesa Huawei. A ativação das redes 4.5G deve acontecer nos próximos meses e a cobertura desse tipo deve avançar para outros países ainda em 2018.

Entre os recursos do pacote pré-5G estão o 4×4 MIMO, a Carrier Aggregation (CA), a 256-QAM e a CloudAIR, essa última exclusiva da empresa asiática. Os nomes e conceitos são um pouco complicados, mas na prática, as siglas endereçam os desafios da demanda crescente por serviços como vídeo móvel e jogos online em tempo real. A 4×4 MIMO, por exemplo, melhora a capacidade, a cobertura e a experiência do usuário sem a necessidade adicional de espectro ou estações rádio base.  A CloudAir é um recurso que, simplificadamente, joga a demanda por espectro para a nuvem.

Juntos, eles fazem o tráfego de dados da Telefônica crescer em ritmo acelerado nos smartphones. Detalhe: o pico da taxa de transferência de downlink pode chegar até 1 Gbps na rede comercial com a nova tecnologia. Essa capacidade foi previamente testada em Munique, onde a Telefônica e a Huawei implantaram uma rede móvel de alta velocidade 4.5G como parte do projeto conjunto TechCity, onde foram atingidas taxas de dados de até 1.65 Gbps em condições de laboratório.

Para os testes em campo, as duas empresas criaram uma rede piloto 4.5G em Munique. Além da melhoria da experiência para o usuário final, o 4.5G Evolution também habilitará novos serviços móveis para a Telefônica, como vídeo HD, WTTx, IoT celular e comunicações críticas, além de outros novos serviços móveis.

“O 4.5G Evolution é um dos principais passos no caminho para a 5G. Nos últimos dois anos, Telefônica e Huawei foram responsáveis por diversas inovações inéditas dessas tecnologias na indústria”, diz Juan Carlos García, diretor Global de Tecnologia e Arquitetura da Telefônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *