RS aprova PPP de saneamento no valor de R$ 1,8 bilhão

Da Redação – 14.07.2017 –

Licitação do projeto da Corsan poderá acontecer em setembro desse ano

O Conselho Gestor do Programa Estadual de Parceria Público-Privada (PPP) do Rio Grande do Sul aprovou, na semana passada, o projeto da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em nove cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre. As próximas fases envolvem a consulta (via internet) e a audiência pública, o que significa que a licitação possa ser aberta em setembro. Com investimentos previstos de R$ 1,8 bilhão – feitos em conjunto pela Corsan e pelo potencial investidor privado – o empreendimento prevê a universalização até 2029.

A infraestrutura deve beneficiar cerca de 1,2 milhão de pessoas e influenciar diretamente na qualidade os rios Gravataí e Sinos (ambos entre os dez mais poluídos do país) e também do Lago Guaíba.  Além das obras, o futuro contrato prevê a operação do sistema de esgoto pelo parceiro privado, “de modo que venham a ser feitos investimentos elevados e que os serviços sejam ampliados sem aumento de tarifas”, especifica o documento oficial da Corsan. Na operação, estão previstos um contrato de 35 anos e a realização das obras pelo parceiro, com recursos privados.

De acordo com o diretor-presidente da Corsan, Flávio Ferreira Presser, com essa parceria o governo do Estado quer também que a companhia aumente seus investimentos em outros municípios. Dados da concessionária indicam que o Rio Grande do Sul só trata e coleta 14% do esgoto. As cidades beneficiadas são: Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gravataí, Alvorada, Viamão, Guaíba e Eldorado do Sul.