Rumo investe R$ 204 mi na ferrovia do Porto de Santos

Da Redação – 22.08.2018 –

Montante de modernização da infraestrutura envolve obras até 2021

A Rumo vai aplicar R$ 204 milhões na modernização da malha ferroviária que dá acesso aos terminais do Porto de Santos, estrutura conhecida como Portofer. O projeto foi iniciado em 2015 e se estende até 2021. Pelo balanço da concessionária, os investimentos nesse ano serão de R$ 50 milhões. Nos últimos três foram aplicados R$ 109,8 milhões.

Entre as frentes de modernização estão a troca de 150 quilômetros de trilhos (para outro com perfil mais robusto) e 117 AMVs (Aparelhos de Mudança de Via). O processo também inclui a substituição de 70 mil dormentes por outros de qualidade superior. “Passagens de nível estão sendo revitalizadas e sistemas de drenagem estão sendo construídos ao longo de todo o trecho, que abrange as cidades de Santos e Guarujá”, informa a Rumo.

Três obras principais estão no escopo da concessão 

Além da malha ferroviária, três obras fazem parte do projeto. A remodelação do Pátio do Macuco, orçada em R$ 40 milhões, deve ser entregue no primeiro semestre de 2020. O empreendimento envolve quatro vias contínuas de 2,4 km que permitirão a operação de descarga dos trens de grãos e celulose.

A readequação do layout ferroviário do Corredor de Exportação é a segunda obra em andamento e deve triplicar a movimentação atual de descarga ferroviária, o que permitirá elevar a participação do modal ferroviário na matriz de recebimento do porto. Já a construção da terceira linha férrea na região do Paquetá terá duas fases, sendo que a primeira – 350 metros de comprimento – deve ser finalizada ainda em 2018.