Sabesp otimiza processos e aumenta a produção de água

Da Redação – 18.04.2017 –

Projeto implantado na ETA de Santana de Parnaíba resultou no aumento de produção de água tratada de 86 mil litros por hora para 131 mil litros.

Uma força-tarefa envolvendo diversos técnicos da concessionária de água e esgoto de São Paulo, a Sabesp, resultou em um ganho operacional com baixo custo para sua implantação. Por meio de algumas mudanças e otimizações no processo, o projeto viabilizou um aumento na capacidade instalada da estação de tratamento de água (ETA) de Santana de Paranaíba, na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), suficiente para o atendimento a mais 10 mil moradores da região.

O resultado só foi alcançado após estudos, simulações e testes que indicaram a necessidade de alterar, principalmente, o sistema de filtração da ETA, etapa essencial para a última etapa de purificação da água antes da sua entrega para consumo. Dessa maneira, foi substituído o material responsável pela filtração e a estação, que antes produzia 86 mil litros de água por hora, passou a produzir 131 mil litros – um aumento de mais de 1 milhão de litros de água por dia, que elevou sua capacidade diária para 3,1 milhões de litros de água.

Segundo a Sabesp, o projeto também reduziu a necessidade de vários equipamentos utilizados no processo, disponibilizando mais operadores para realizar outras tarefas ligadas à gestão da ETA e o controle da operação.