São Paulo define etapas de recuperação do Viaduto Santo Amaro

Da Assessoria de Imprensa da Seinfra/SP – 23.03.2016 –

Giro de Obras: a estimativa de custo é de um terço em relação ao valor necessário para demolir e construir outro viaduto.

são pauloApós as últimas semanas de monitoramento com instrumentação realizado no viaduto Santo Amaro, a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo (Siurb) começa as etapas de reforço estrutural tanto na parte inferior quanto na superior das duas estruturas que constituem o viaduto Santo Amaro.

Etapas da reforma:

Viaduto centro / bairro – o asfalto foi removido e as obras de reforço estrutural na parte superior estão em andamento, sendo realizadas durante o dia. Na parte inferior o reforço será realizado durante a madrugada, envolvendo hidrojateamento, recomposição da armadura e concreto projetado. Após a conclusão desta etapa o viaduto passará por alteamento de 1,1 metro. Este alteamento deixará o viaduto com 5,6 metros no vão central. E por último a recomposição do pavimento e guarda corpo.

Viaduto bairro / centro – No momento é a estrutura que está em uso para a passagem de ônibus e taxis.

Após a conclusão da estrutura que hoje está interditada, o tráfego de ônibus e taxis será transferido para a estrutura recuperada. A primeira etapa será a remoção do asfalto, concomitante com esta etapa será realizado o reforço na parte inferior, envolvendo hidrojateamento, recomposição da armadura e concreto projetado. Até a fase de alteamento e recomposição do pavimento e guarda corpo.

Quando as duas estruturas estiverem recuperadas e alteadas, a Siurb realizará as obras de acabamentos e pintura, incluindo nesta última etapa a sinalização horizontal e vertical.

O prazo previsto na Lei de Licitações 8.666/93 é de 180 dias. A Siurb prevê entregar o viaduto totalmente recuperado e alteado entre junho e agosto deste ano.