São Paulo tem 11 projetos de aeroportos regionais próximos de licitação

Da Redação – 01.10.2015 – 
Empreendimentos fazem parte do Programa de Aviação Regional, criado em 2012.

Há três anos, o governo federal criou o Programa de Aviação Regional que tinha uma meta arrojada: investir R$ 7,3 bilhões na construção ou reforma de 270 aeroportos no país. Desse total, 19 cidades paulistas estariam no pacote e os dados mais recentes da Secretaria de Aviação da Presidência da República é que 11 deles se encontram em fase avançada de anteprojeto, etapa que antecede o processo de licitação, ou no começo de obras.

A lista da Secretaria inclui Araçatuba, Araraquara, Barretos, Botucatu, Fernandópolis, Franca, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Sorocaba e Bauru-Arealva. Outras cidades podem ser beneficiadas indiretamente, caso de Ilhabela, próxima de São José dos Campos. Nessa última, o projeto ainda está em fase de estudo preliminar (EP), ao lado de outros cinco municípios.

Para avançar, os projetos têm o suporte do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), composto por taxas e outorgas da aviação, e que só pode ser investido de volta no próprio setor. A contratação das empresas responsáveis pelos estudos e obras é feita diretamente pelo governo federal, sem repasse de verbas a estados e municípios.