Scania faz balanço do Euro 6 e aponta economia de combustível

Da Redação 23.09.2015 –

Montadora destaca ainda melhores dirigibilidade e desempenho com as tecnologias focadas na redução de emissões
A multinacional sueca fez um balanço da introdução do motor Euro 6 desde que adotou a tecnologia em 2011, segundo ela a iniciativa técnica a mais desafiadora da indústria automobilística. Para P.O Svedlund, presidente e CEO da Scania Latin America, a companhia teria se posicionado antes do prazo exigido pela legislação e investiu cinco anos de pesquisa e desenvolvimento.

Em números, o valor chegaria a 1,2 bilhão de euros. Ainda falando em métricas, a empresa mantém o compromisso de contribuir para a redução de 50% a emissão de CO2 por tonelada-quilômetro até 2020.

Comparada à Euro 5, a versão mais atualizada reduz em 80% a emissão de partículas na atmosfera. Em 2013, a fabricante lançou a segunda geração de motores Euro 6, dando o passo seguinte à inovação feita em 2011.

Hoje, o portfólio de veículos pesados da empresa é composto por motores nas versões 9, 13 e 16 litros, com potência de 250 hp a 730 hp – está presente nos motores V8. No segmento de ônibus, a Scania tem veículos urbanos cujos motores são movidos a gás natural ou biogás e atendem às normas de emissão Euro 6. A linha tem sido bem recebida na América Latina, sobretudo na Colômbia, onde a empresa recentemente vendeu 147 unidades a gás natural.