Schwing Stetter lança sistema de telemetria para auto bombas

Por João Monteiro 28.08.2015 –

Solução obtêm dados tanto do veículo quanto da bomba, possibilitando uma melhor gestão da frota.

A Schwing Stetter aproveitou a Concrete Show 2015 para lançar um sistema de telemetria para auto bombas de concreto. Desenvolvido no Brasil, o sistema permite facilitar a gestão da frota, analisando o histórico do veículo e da auto bomba. Segundo Alan Campezzi, supervisor de Engenharia da companhia, o sistema capta informações de horas trabalhadas (tanto do veículo quanto do equipamento), rotação do motor, pressão da bomba, volume de metros cúbicos bombeados e temperatura, além de dados de geolocalização do veículo e de tempo parado com motor ligado.

Campezzi diz que o sistema de telemetria funciona como gestor de ativos, permitindo que os clientes verifiquem os índices e o histórico de utilização dos veículos através de um site exclusivo. Caso aconteça algum uso indevido do equipamento, como uma freada brusca ou superaquecimento o motor, o gestor é avisado em tempo real via e-mail, enquanto o operador da máquina é informado via SMS. “Com o sistema é possível que o cliente decida a hora certa de fazer a manutenção do equipamento, já que ele avisa o número de horas trabalhadas. Isso otimiza o uso da máquina”, explica Campezzi.

Ele diz que o sistema já era utilizado em outros equipamentos da Schwing, como as centrais de concreto. “Ele foi adaptado para as auto bombas recentemente e pretendemos lançar uma nova versão para autobetoneiras em pouco tempo”, diz. Segundo Campezzi, o sistema é totalmente automatizado, funcionando a partir de sensores, e enviando as informações via 3G. O sistema é um opcional de fábrica e pode ser customizado. “É feita uma pesquisa avaliando quais são as características que o cliente necessita, transmitindo as informações que ele preferir”, explica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *