Setor de pavimentos permeáveis ganha seminário no RS

Da Redação – 18.08.2016 –

A Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (BlocoBrasil) realiza o “3º Seminário de Capacitação: Pavimento Permeável” em 31 de agosto, no Teatro Sinduscon-RS. O evento tem apoio da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sinduscon-RS.

“A BlocoBrasil e as entidades parceiras visam com esse seminário fornecer aos profissionais da arquitetura e da engenharia informações técnicas rigorosas e confiáveis sobre as características dos diversos tipos de pavimentos permeáveis, as exigências para um bom projeto e execução de obras com esse tipo de pavimento e as prescrições constantes da norma ABNT 16.416/2015, que regulamentou os requisitos e procedimentos para pavimentos permeáveis de concreto”, diz Ramon Barral, presidente da BlocoBrasil.

O seminário foi estruturado em três palestras: a primeira, intitulada “Normatização dos pavimentos permeáveis”, será ministrada pelo engenheiro Cláudio Oliveira Silva, gerente de Inovação e Sustentabilidade da ABCP, e abordará os principais itens da norma 16.416. “A norma estabelece as diretrizes para a correta utilização do pavimento permeável, permitindo até o reaproveitamento das águas pluviais, algo fundamental nesses tempos de crise hídrica”, diz.

Na segunda palestra, a engenheira e professora-doutora Liliane L. C. Alves Pinto detalhará as questões de hidrologia, permeabilidade dos solos e reuso das águas pluviais em projeto de pavimento permeável na palestra “Pavimento permeável: uma estrutura sustentável”.

Na última palestra, a engenheira Lucy Marta Schellin, da Prefeitura Municipal de Curitiba, abordará o “Pavimento permeável como elemento de drenagem urbana”. Lucy é graduada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR, com especializações em gestão, gerenciamento e educação e meio ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *