Sistema da Bloco Brasil reduz custo de moradias em 30%

Da redação – 25.08.2016 –

CONCRETE SHOW ESPECIAL – método prega a construção industrializada com blocos de concreto. Técnica já vem sendo adotada no programa Minha Casa Minha Vida. 

Em tempos de ajuste fiscal, a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (Bloco Brasil) aposta em uma solução que reduz em praticamente um terço o custo de moradias e que pode contribuir, segundo ela, para a diminuição do déficit habitacional do país. A entidade colocou a mão na massa e monta dois apartamentos de 50 m2 na Concrete Show, com alvenaria estrutural de blocos de concreto. Hoje, a solução já é a mais utilizada no programa Minha Casa, Minha Vida.

“A iniciativa é muito importante para fornecer informação completa sobre esse sistema construtivo aos profissionais da construção civil brasileira”, explica o presidente da Bloco Brasil, Ramon Barral. O executivo lembra que as duas construções in loco serão feitas no modelo adotado pela CDHU.

Dos dois apartamentos, uma das estruturas será efetivamente construída até a altura das janelas e a outro terá apenas as dimensões de piso marcadas a fim de formar um “antes e depois”. O arquiteto, Carlos Alberto Tauil, consultor técnico da Bloco Brasil, explica que o sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos de concreto dispensa a construção de vigas e pilares, uma vez que a própria parede erguida já é utilizada como estrutura do apartamento.

“As paredes do apartamento em exposição serão erguidas até a metade para mostrar também como funciona a passagem das instalações, o assentamento dos blocos, entre outras ações”, afirma. De acordo com ele, o sistema construtivo é 30% mais econômico do que a construção convencional em edificações de até dez pavimentos por oferecer uma construção rápida e industrializada.