Sistema reduz perdas na rede da Águas de Matão

Da Redação – 29.05.2017 –

Concessionária de água da cidade de Matão (SP), adota sistema para monitorar a rede de distribuição e prover dados que proporcionem sua melhor performance.

Operando com perdas de cerca de 50% do volume de água distribuído em sua área de concessão, a companhia de saneamento de Matão, no interior de São Paulo, resolveu adotar uma solução para estancar esse desperdício de recursos hídricos e proteger seu faturamento. A Águas de Matão, que responde pelo abastecimento de uma população de cerca de 27 mil habitantes, resolveu implantar um sistema para gerenciar sua rede por meio de informações detalhadas, que permitem monitorar a performance do sistema e aprimorar sua eficiência.

A plataforma escolhida pela concessionária foi a Smart Water, fornecida pela Itron, que inclui um software para análise e controle da medição de dados. Além dessa solução, que oferece maior visibilidade sobre perdas e melhor controle sobre o consumo hídrico, a empresa planeja a instalação de medidores mais acurados, para rastrear melhor o consumo de água e garantir que seus recursos estão sendo utilizados de forma eficiente. Segundo a Itron, a meta da concessionária é reduzir o nível de perdas para 40% até janeiro de 2019.

A solução adotada inclui tecnologias para monitoramento e medidores residenciais, comerciais e industriais automatizados. A Águas de Matão usará o software Temetra para armazenamento e processamento de dados, a fim de coletar informações e extrair insights sobre toda a rede de distribuição. Os dados estarão disponíveis online, em uma interface baseada em nuvem e integrada com o sistema de cobrança da empresa.

Com isso, a concessionária poderá contabilizar a perda de água remotamente, a partir do monitoramento de padrões diários dos consumidores de grande porte, além de identificar imediatamente a ocorrência de vazamentos, bloqueio dos medidores, refluxo, consumo excessivo e queda de pressão na rede. “Modernizando nosso sistema de distribuição e usando ferramentas de análise sofisticadas, ajudaremos a garantir que nossos recursos hídricos sejam melhor gerenciados”, afirma Marcos Araújo, diretor-executivo das concessionárias da Aegea São Paulo, grupo da Águas de Matão.