SITI demonstra desânimo com mercado de autobetoneiras

Por João Monteiro 28.08.2015 –

Vendas da fabricante com esse tipo de equipamento caíram cerca de 50% comparado em dois anos.

De acordo com a Abesc (Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Concretagem), há 15 mil autobetoneiras atuando no Brasil, volume do qual a SITI, fabricante do setor, afirma deter 40% de participação. A informação é de Carlos Freitas, gerente de vendas da empresa, segundo o qual o mercado não tem sido animador nos últimos anos. Ele afirma que o número de vendas deste ano caiu cerca de 50% comparado a 2013.

O executivo revela que a SITI tem conseguido vender entre 15 a 20 equipamentos por mês, o que é pouco se comparado aos anos de 2011 e 2012, quando eram vendidas cinco auto betoneiras por dia. Para Freitas, o declínio começou em 2013, piorando em 2014 e agravando com a crise econômica que o país enfrenta.

Demanda

Mesmo diante desse cenário, ele avalia que a variedade de modelos é um fator importante para o mercado. A versão de autobetoneira de 8 m³ ainda é a mais procurada pelos clientes, mas Freitas diz que as vendas de equipamentos com balões de 10 m³ tiveram crescimento de 15% a partir de 2012. “São negócios fechados para médias e grandes obras”, diz.