Small cell: bonitinha e não ordinária

Da Redação – 16.02.2017 –  

Dois equipamentos da Huawei ganham o “Oscar” do design, realizado na Alemanha

Com o avanço da cobertura celular no interior de prédios e mesmo em áreas externas, as operadoras de telecomunicações e outras empresas lançam mão das chamadas pequenas células (small cells), equipamentos que complementam o raio de ação das estações rádio base tradicionais (ERBs). Como tem que ser discretas, as small cells precisam de design e foi isso que a chinesa Huawei agregou aos seus dispositivos, sendo que dois deles – a LampSite 3.0 e a AtomCell BTS3912E – acabam de ganhar o iF Design, da Alemanha, considerado uma referência no assunto.

LampSite é usada em cobertura indoor
LampSite é usada em cobertura indoor

É claro que só o design não coloca os equipamentos na linha de frente. Segundo a Huawei, ambos podem ser instalados sem ferramenta e tem características para dissipação do calor, o que favorece seu desempenho. A LampSite 3.0, lançada em novembro último, é a mais recente e foi desenhada para cobertura de banda larga móvel e suporta capacidades multifrequência, possui volume inferior a 2L e permite acesso superior a 1Gbps. O dispositivo também pode ser compartilhado entre múltiplas operadoras. E o design? Na avaliação da fabricante, a small cell inova “graças à sua modelagem e superfície, que o tornam visualmente mais fácil de integrar com edifícios urbanos”.

A AtomCell BTS3912E, por sua vez, tá na ativa desde junho do ano passado e é focada em ambientes externos. O formato cilíndrico, segundo a Huawei, é particularmente adequado para a instalação em postes nas ruas da cidade. Em termos estéticos, o equipamento se destacaria pelo “design inovador de resfriamento biônico ‘shark cheek’, que alcança o equilíbrio entre desempenho e estética”. Voltando ao desempenho: a AtomCell BTS3912E suporta vários backhaul modulares, lâmpadas de LED modulares e possui menos de 8L de volume, o que garante adaptação para diferentes modelos de negócios.

“O excelente design industrial ajudará as operadoras a simplificarem ainda mais a implantação Small Cell e a integrarem essas redes ao ambiente urbano”, argumenta Ritchie Peng, presidente da linha de produtos Small Cell da Huawei. Ele adianta que, no final de 2016, a LampSite já havia sido implantada comercialmente em centenas de edifícios icônicos, incluindo o Evian Royal Hotel da França, o Barcelona MWV Exhibition Center da Espanha, o Marina Bay Sands Hotel de Cingapura e no Beijing Capital Airport, na China.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *