Sorocaba ganha centro 5G para avançar em pesquisas e aplicações da Indústria 4.0

Redação – 01.07.2021 – Campus Conectado com 5G é inaugurado pela Facens, Ericsson, Embratel e Claro. Destaque da inauguração foram soluções para mercado de agronegócios

A cidade do interior de São Paulo acaba de ganhar um campus com tecnologia de quinta geração de telefonia móvel, o 5G Smart Campus Facens. O centro vai se focar em novas pesquisas, projetos inovadores e desenvolvimento de soluções digitais para setores automotivo, Indústria 4.0, smart cities, telemedicina, agronegócio e outros. Trata-se também do maior campus universitário conectado com a tecnologia 5G. Na última sexta, quando a instalação foi oficialmente inaugurada, o destaque foi um pulverizador de grande porte, o primeiro conectado ao 5G, mostrando como a aplicação poderá apoiar o desenvolvimento do setor de agronegócios.

O pulverizador tem como diferencial o ExactApply, sistema inteligente de pontas que permite maior precisão na aplicação dos insumos, além de melhor qualidade de cobertura, tudo de forma automatizada, ou seja, a própria máquina faz a leitura e aplica a quantidade de produto correta, no local necessário. Além de significar economia para o agricultor, o sistema é também sinônimo de sustentabilidade, pois evita o desperdício de insumos durante a pulverização. Todo o monitoramento em tempo real da aplicação foi realizado utilizando o 5G.

Além da demonstração no setor agro, foram apresentadas aplicação do 5G em outros três diferentes setores – industrial, acadêmico e automotivo. De acordo com Ellis Menasce, Diretor de Mercado do IP Facens, o case para a indústria foi feito pela inserção de sensores de vibração, temperatura e umidade em um torno mecânico, que enviam dados em tempo real, abrindo possibilidade de correção de parâmetros de execução de uma peça e evitando que seja retrabalhada ou descartada por desvios dimensionais.

Já no âmbito acadêmico, Menasce explica que o Centro Universitário desenvolveu um laboratório virtual em que o aluno pode realizar aulas práticas, utilizando os mesmos equipamentos encontrados em um laboratório real. Com a chegada do 5G, é possível que um professor acompanhe simultaneamente o aluno, podendo colaborar e interagir com o ele durante a atividade.

Para o setor automotivo, o Diretor do IP Facens destaca a utilização de um carro autônomo em escala desenvolvido por alunos, para estudos nos campos de inteligência artificial e visão computacional. O modelo utiliza a conexão 5G para descentralização de processamento de dados, ou seja, a conexão 5G com sua baixa latência e alta taxa de transferência permite que o processamento pesado seja feito de maneira remota ou em nuvem.

O 5G Smart Campus Facens nasceu da parceria entre o Centro Universitário, a Claro, a Embratel e a Ericsson, permitirá que empresas, startups e academia possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos da economia e sociedade utilizando uma rede 5G dedicada. O 5G da Claro instalado na Facens pela Ericsson e pela operadora também poderá ser utilizado por alunos do centro universitário para maximização de suas atividades acadêmicas, confirmando-se com um diferencial importante para a instituição de ensino e seus estudantes.