SuperVia investe em TI para garantir disponibilidade da operação de transporte no RJ

Da Redação – 22.07.2016 – 

Concessionária, que administra malha de 270 km e 201 trens em 12 cidades fluminenses,  ativou sistema que torna o backup três vezes mais rápido e restaura qualquer servidor em menos de 15 minutos.

Cerca de 700 mil passageiros circulam em cada dia útil nas estações da SuperVia, concessionária que administra a rede de trens metropolitanos da capital e de outros 11 municípios. Com 201 composições movimentando-se entre 102 estações, não é difícil imaginar o que uma pane nos servidores da empresa pode causar. Em função da complexidade dessa operação, a companhia otimizou seu sistema de tecnologia da informação para aumentar a disponibilidade dos sistemas essenciais. A melhoria foi alcançada com a adoção da plataforma Veeam Backup & Replication, da multinacional suiça Veeam.

De acordo com o fornecedor, a solução ajudou a SuperVia a aumentar a produtividade de seu departamento de TI, que é responsável pelos computadores e equipamentos dos funcionários e também pela manutenção dos sistemas do Centro de Controle Operacional, na sede da empresa no Rio de Janeiro. A ferramenta é capaz de recuperar máquinas virtuais inteiras, arquivos individuais e itens de aplicações, além de oferecer proteção contra a perda de dados, monitoramento proativo e alerta de problemas, e verificar a recuperação de todo arquivo, aplicação ou servidor virtual.

“Alguns servidores são bem críticos para a empresa, incluindo o de comunicação, responsável por informar os passageiros sobre os próximos trens por meio de telas e vozes em cada estação”, explica o Coordenador de Projetos de TI da SuperVia, Thales Laray. Segundo ele, com o novo sistema, a última pane desse servidor foi resolvida em menos de 15 minutos. O exemplo é pontual, mas pela avaliação da concessionária, o backup do ambiente completo de TI agora é três vezes mais rápido do que a solução anterior. A restauração dos dados também tornou-se mais segura.

Antes de mudar seu sistema, a SuperVia mantinha uma solução de backup para máquinas físicas, que não suportava mais o ambiente quase totalmente virtualizado da empresa. De acordo com a Veeam, os problemas ao fazer o backup e restaurar máquinas virtuais tornaram-se comuns e era preciso manter um funcionário designado apenas para administrar a ferramenta.

“Uma das melhores qualidades da Veeam é a simplicidade. Não é preciso mais um funcionário alocado apenas para o backup, qualquer pessoa consegue utilizar a ferramenta. Esse é o conceito de data center moderno para mim: ferramentas e novas tecnologias que ajudam a simplificar o trabalho e amplificar a disponibilidade de dados e aplicações”, avalia Gerente de TI da SuperVia, Gilberto Sousa.