Tecnologia de LED reduz custo do sistema de sinalização de trânsito

Da redação – 12.04.2016 – 

Projeto piloto da Siemens está sendo aplicado na Europa e indica diminuição de até 98% na demanda de energia quando comparado com sistemas incandescentes tradicionais. Retorno de investimento (ROI) é de 5 anos.

Um artigo da fabricante alemã Siemens indica que sua tecnologia LED para aplicação em semáforos pode reduzir a demanda de energia em até 98% em comparação com a iluminação que usa lâmpadas incandescentes tradicionais.

De acordo com a empresa, há dois projetos pilotos em andamento na Europa, aplicando a tecnologia de 1 Watt da Siemens, cujo nome comercial é Sitraffic 1: Bolzano, na Itália, e Bietigheim-Bissingen, no Sul da Alemanha. Em ambas, os engenheiros têm trabalhado para reduzir o consumo médio da sinalização de transito para apenas um ou dois watts. Para sistemas de sinalização baseados em bulbos incandescentes o valor médio chega a 60 watts.

Sitraffic 1, da Siemens: envolve controle inteligente de tráfego, inclusive sinalização.
Sitraffic 1, da Siemens: envolve controle inteligente de tráfego. Retorno de investimento (ROI) em sinalização aconteceria em cinco anos, na substituição de sistemas convencionais de bulbos incandescentes.

A nova sinalização, baseada apenas em módulos digitais e em LEDS eficientes, pode ser uma alternativa de retorno de investimento em infraestrutura, na avaliação da fabricante. Hoje, segundo a Siemens, o sistema de bulbos incandescentes convencionais faz parte do dia a dia dos sistemas de tráfegos estão em diversas cidades do mundo. Em menos de cinco anos a conversão se pagaria por completo.

Mesmo quando comparado com tecnologias de LEDS atuais de 230 volts, o sistema de um watt da Siemens teria vantagens: num cruzamento tradicional, a sinalização com a nova tecnologia de um watt poderia economizar cerca de 1600 quilowatts/hora por ano e reduzir a emissão de carbono em cerca de 960 kg anuais.

Abordagem multicamada para segurança

Tecnologias avançadas estão no coração do novo sistema. Uma delas envolve os módulos de direção digitais que vão substituir os sistemas eletrônicos que direcionam os LEDS. Com isso, elimina-se necessidade de resistores de carga e de elementos de comutação nas unidades de luz e sinalização os quais até agora tem consumido a maior parte da energia.

Os novos tipos de sinalização empregam LEDS mais eficientes e modernos que consumem consideravelmente menos energia para entregar os mesmos requisitos de brilho. Comparado à tecnologia convencional de LED de 230 volts, a solução de um watt consome até 85% menos energia.

O monitoramento de tráfego também pode ser melhorado. Um exemplo é o critério de segurança na sinalização de trafico: sempre deve-se permitir que os sinais verdes para o cruzamento devem ser ativados ao mesmo tempo. Hoje, a voltagem é monitorada para cada sinalização de trânsito e ela é considerada ativa quando todos esses valores alcançam certo nível.

O novo sistema de controle de sinalização proíbe a comutação de outros sinais para o verde. Adicionalmente, para esse tipo de monitoramento indireto, a nova tecnologia monitora se os sinais ativos são realmente os primeiros. Um sensor em cada módulo registra a luz emitida pelo LED e, como se trata de um conceito de iluminação multicamada, a tecnologia de sinalização de um watt atinge um alto grau de segurança (em nível SIL 3).

O sistema de trafego de um watt também é mais robusto contra flutuação de frequência de voltagem do suprimento de energia. Tais flutuações são causadas pela alimentação de fonte de energias renováveis no sistema e podem se tornar cada vez mais frequentes causando falha nos sistemas de trafego nos piores casos.

Com a tecnologia de um watt, um circuito especial no controle das luzes de sinalização avalia o suprimento de energia para as unidades de luz da rede aumentando a disponibilidade do sistema. Adicionalmente por minimizar o stress de calor nos seus componentes, a tecnologia da Siemens também tem ampliado o tempo de vida de cada unidade, reduzindo os custos de manutenção.