Telemática, softwares e recursos na nuvem ganham espaço no mercado de concreto

Por Nelson Valêncio, de Las Vegas – 18.01.2017 – 

World of Concrete mostra tendências tecnológicas que já fazem parte do dia a dia do segmento. Acompanhe cobertura do Infraroi.

A produção de concreto não tem nada de virtual, mas várias tecnologias de informação e telecomunicações (TIC) estão em destaque na World of Concrete (WOC), que começou nessa segunda e vai se estender até a sexta-feira, dia 20. Entre as novidades de TIC estão novas versões de softwares, monitoramento de ativos e de frotas e até o uso dos recursos da nuvem para as atividades do segmento. Nesse último caso, a novidade é a plataforma Workmax Time, da AboutTime Tecnologies, focada no gerenciamento de ativos, formas e de sistemas de despachos.

Um dos segredos da nuvem é permitir o compartilhamento das informações de qualquer ponto e de qualquer dispositivo, inclusive smartphones ou tablets. É o que mostra a Novevault Transcription Service, da NoteVault. O diferencial não é só compartilhar as informações, mas fazer isso via voz. Com a plataforma, profissionais especializados podem fazer a transcrição do áudio, evitando incorreções na troca de mensagem de voz. Todas as notificações também são registradas geograficamente e no tempo em que foram realizadas.

O monitoramento, no entanto, não precisa envolver a nuvem, como mostra a Hilti e seu sistema Ontrack de gerenciamento de ativos. A plataforma indica quem é responsável por determinado ativo e onde o dispositivo está mobilizado, além de fazer o rastreamento da movimentação dos equipamentos entre os depósitos os locais de trabalho em campo. A Teletrac Navman, por sua vez, oferece uma plataforma aberta, a Qtanium Connect, que compila vários dados num único portal, incluindo informações de telemática e sistemas de produção, entre outros.

Igualmente aberta é a plataforma de gerenciamento de frota da Geotab. O recurso pode, inclusive, ser personalizado para cada empresa, via uso de aplicativos e complementos. Segundo a companhia, as informações sobre a frota permitem que os usuários avaliem a produtividade dos funcionários em campo, melhore as condições de segurança e tenham uma visão do inventário de equipamentos, entre outras características.

Já o software da Procore Tecnologies aposta na combinação de mais informações, inclusive desenhos de projetos e dados financeiros. Informações sobre gerenciamento de qualidade também podem ser imputadas e é possível sincronizar os dados com dispositivos móveis. E por falar em otimização financeira, a ESUB focou em no nicho dos subempreiteiros. A meta de seu software eSUB é permitir que os fornecedores das empreiteiras aumentem a eficiência no gerenciamento dos ativos contratados por seus clientes. Informações sobre ordens de serviço e documentos são compartilhados na nuvem.

Um pouco mais concreto, mas sem sair do universo do TIC, a Com-Cure disponibiliza o sistema de monitoramento sem fio NEX. A solução permite a avalição remota da maturação e temperatura do concreto aplicado, em tempo real. De acordo com a empresa, sua plataforma é amigável e envolve o envio de alertas por e-mail e SMS no caso dos parâmetros monitorados estarem fora do padrão estabelecido.

(*) O editor executivo Nelson Valêncio está em Las Vegas a convite do Informa Group, organizador da WOC 2017.