Terminais aquaviários privados transportam mais que portos

Da Redação – 31.05.2016 –

Anuário CNT do Transporte aponta que Terminais de Uso Privado (TUPs) movimentaram quase o dobro do total de cargas dos portos organizados no ano passado.

Em 2015, os Terminais de Uso Privado (TUPs) foram responsáveis por transportar cerca de 656,4 milhões de toneladas, enquanto os portos públicos movimentaram pouco mais de 351 milhões. Os dados são da Confederação Nacional do Transporte e fazem parte do Anuário Estatístico de 2016, divulgado pela entidade na segunda-feira.

O relatório também aponta o crescimento expressivo dos TUPs em relação a 2014, que atingiu a marca de 6%. Já os portos organizados mantiveram estabilidade nos resultados, com incremento de 0,7% no volume de cargas. Entre os portos que mais movimentaram no ano passado destacam-se os de Santos (SP), Itaguaí (RS), Paranaguá (PR), Rio Grande (RS) e Itaqui (MA).

Segundo a CNT, o setor aquaviário vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos. Para se ter uma ideia, aproximadamente 840 milhões de toneladas de carga passaram pelas instalações brasileiras em 2010. Cinco anos depois, esse valor chegou a 1 bilhão de toneladas, o que representa uma expansão de quase 20% no setor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *