Um raio-X da maior obra de infraestrutura social da cidade de SP

Da redação, com dados da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras – 13.10.2015 – 

Investimentos no hospital de Parelheiros somam quase R$ 150 milhões. Empreendimento terá área construída de quase 35 mil m2.

Segundo a Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, o Hospital de Parelheiros é o maior empreendimento social da gestão Haddad e um dos três hospitais nos planos de construção da prefeitura paulistana. De acordo com a Secretaria, o hospital terá área construída de 34,8 mil m², dentro de um terreno com quase o dobro disso. Será o primeiro da região e deve beneficiará mais de 200 mil pessoas, principalmente os moradores dos distritos de Parelheiros e Marsilac, que compõem a Subprefeitura de Parelheiros. Dados do IBGE indicam que Parelheiros tem aproximadamente 360 km² ou quase 25% da cidade de São Paulo, com nascentes de água que alimentam as represas Billings e Guarapiranga.

O hospital é constituído por blocos, que se interligam por amplas passarelas cobertas, que formarão os corredores de interligação. São seis blocos onde serão instalados 250 leitos de internação, 20 salas de UTI e vários centros –  cirúrgico, obstétrico e de imagem e diagnóstico, além do pronto socorro adulto e pediátrico, estacionamento, portaria e paisagismo. Em termos de serviços, a população poderá realizar exames de mamografia, endoscopia, raios x, tomografia, ultrassom e ressonância.

O terreno é totalmente desnivelado, por este motivo há uma grande quantidade de escavações e movimentação de terra. O projeto prevê o uso de 1.200 toneladas de ferro; 14.000 m³ de concreto; 12.000 viagens de caminhão para movimentação de terra, totalizando 180.000 metros cúbicos. Da mão de obra empregada na construção do projeto, 50% são de pessoas da região.