Varejistas apostam em soluções para reduzir o consumo de energia

Da redação – 16-04-2016 – 

Setor varejista teve 40% de aumento nos custos com energia no ano passado e busca tecnologias para otimizar o uso desse recurso.

Foto de Divulgação da Osram
Foto de Divulgação da Osram

A eficiência energética no setor varejista deve ser um dos motes da feira da Associação Paulista de Supermercados, a ser realizada entre 02 e 05 de maio em São Paulo. Afinal, o setor procura equilibrar os gastos com energia, que subiram 40% no último ano, segundo estudo divulgado recentemente pela Abeco (Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia). É nisso que acreditam os desenvolvedores de tecnologia para eficiência energética que exporão no evento.

É o caso da Luminae, que apresenta um Sistema de Espelhos Refletores para lâmpadas prometendo economia de até 80% no consumo de energia nas lojas. De acordo com a empresa, a economia ocorre de duas formas: primeiro é o índice de reflexão do Sistema de Espelhos, que chega a ser de 95%, fator que influência no número de lâmpadas instaladas no local. O segundo motivo seria o desenvolvimento do projeto de iluminação de acordo com o ambiente desejado. “Com essas soluções, geramos uma economia de 203.697.738 kw/h para o varejo no último ano. Isso equivale a mais de R$ 170 milhões”, contabiliza André Ferreira, diretor da Luminae.

Monitoramento do consumo
Pensando ainda no estudo da Abeco – que relata que, o ar condicionado é responsável por uma parcela que varia entre 30% e 60% do consumo e os refrigeradores chegam a gastar de 25% e 50% da energia nas redes de supermercados – a Gunnebo apresenta o Serviço Integrado de Monitoramento, que promete eliminar desperdícios no uso desses aparelhos.

Segundo Luiz Fernando Sambugaro, diretor de comunicação da marca no Brasil, o acompahamento é feito à distância por uma equipeespecializada. “Esse grupo fica atento à movimentação no ambiente da empresa para que luzes, ares-condicionados e outros aparelhos fiquem ligados apenas quando necessário”, diz. “Caso alguém os esqueça ligados ou faça uso inapropriado, a central consegue desliga-los imediatamente”, completa.