VLT de Fortaleza será completado até final do ano

Da Redação – 23.10.2018 –

Trecho total terá dez estações e prevê transporte de 90 mil passageiros por ano. VLT de Fortaleza já se integra a sistema de ônibus a à linha de metrô

O projeto do veículo leve sob trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, na capital cearense, deve ser finalizado em 2018. A informação é da Secretaria de Infraestrutura do estado. O projeto completo envolve 13,2 km de via férrea, dez estações, 12 pontes e 3 passarelas, além da urbanização de áreas ao longo dos 22 bairros de Fortaleza. Outra característica do sistema é a sua interligação com o sistema de ônibus da capital e com as linhas Sul e Leste (futura) do metrô.

O VLT é relativamente recente em Fortaleza e foi ativado com operação assistida – sem cobrança de tarifa – em julho do ano passado entre as estações Parangaba e Borges de Melo, de 6 horas ao meio-dia, de segunda a sexta-feira. Em julho desse ano, a operação foi estendida e passou a ser entre as estações Parangaba e Papicu, aumentando o percurso para cerca de 10,8 km e incluindo 8 das 10 estações previstas no projeto.

Após ampliar sua operação para o horário noturno e para os sábados – a partir de 10 de setembro -, o modal registrou um crescimento de 140% na quantidade média de passageiros transportados por dia. O número saltou de 1.932, em agosto, para 4.647 embarques diários, em setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *