VLT cearense entra em operação experimental

Da Redação – 09.11.2016 –

Localizado em Fortaleza (CE), novo sistema de transporte terá 13,4 km. Obras já estão com mais de 60% de execução.

O VLT do ramal Parangaba–Mucuripe, uma das principais obras de mobilidade urbana de Fortaleza (CE), avançou na última semana.  De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o trecho 2, que fica entre as estações Borges de Melo e Parangaba, está passando por mais uma etapa de conclusão, que envolve a drenagem da rua Antônio Fiúza, no bairro Itaoca. Simultaneamente, as estações Montese e Borges de Melo entraram em fase de operação experimental.

O trem tem circulado sem passageiros por uma hora, de segunda a sexta-feira, realizando quatro viagens por dia. O percurso de 3,6 quilômetros equivale a 70% do trecho 2 do VLT, composto ainda pelas estações Parangaba e Vila União; e 30% de toda a obra do modal. A previsão é que o trecho completo entre em operação assistida, com transporte de passageiros de forma gratuita, até o final de 2016.

Já o trecho 1, que compreende a construção da passagem inferior da avenida Borges de Melo, começou a receber as escavações do túnel. Para isso, a Seinfra anunciou que a Avenida Borges de Melo, no sentido leste-oeste, terá apenas uma faixa liberada para tráfego.
As obras de construção do VLT, ramal Parangaba-Mucuripe, estão com mais de 60% de execução. Quando finalizado, o VLT terá 13,4 km, divididos em 12 km em superfície e 1,4 km de trechos elevados.

O projeto prevê a construção de três tipologias de estação: a de Parangaba, que será elevada e possibilitará a integração à Linha Sul do Metrô de Fortaleza e ao terminal rodoviário do bairro; a de Papicu, que também será diferenciada e integrará à Linha Leste do Metrô e ao terminal rodoviário; e oito estações restantes que terão a modelagem padronizada. A previsão do Governo do Estado é de que o novo modal atenda cerca de 90 mil passageiros por dia.