Volvo amplia frota de ônibus híbridos em Londres

Da Redação – 01.02.2017 –

Quase metade dos ônibus diesel elétrico da marca que circulam pelo mundo estão no Reino Unido, cujos modelos de dois andares já se integraram à paisagem da capital do país.

Com a entrega de 174 ônibus híbridos para a empresa Arriva, uma das principais concessionárias de transporte público da Europa, a Volvo amplia sua frota de veículos diesel elétrico em operação no Reino Unido. Os ônibus, configurados com dois andares, foram distribuídos para operar serviços de transporte urbano em Londres (123 unidades) e na cidade de Merseyside (51 unidades), no interior do país, integrando-se à característica paisagem da capital britânica.

Segundo Phil Cummins, diretor da Arriva no Noroeste da Inglaterra, com esta aquisição cerca de 10% da frota da empresa nesta região passa a ser de ônibus híbridos da Volvo. “Temos uma boa experiência de disponibilidade e qualidade com esses veículos, além dos significativos ganhos em economia de combustível, motivo pelo qual não hesitamos na hora de escolher a marca para atender esse pedido”, diz ele.

O programa para implementação de veículos híbridos no transporte público conta com apoio do governo britânico, por meio de verbas, para estimular a criação de um mercado precoce de veículos de baixas emissões. Afinal, eles emitem 50% menos material particulado (fumaça) e NOx (óxidos nocivos à saúde) em relação aos ônibus equipados com motor a diesel de tecnologia Euro 5.

Dos cerca de três mil ônibus híbridos da marca que rodam em 22 países da Europa, América do Sul, Ásia e Oceania, nada menos que 1.250 operam no sistema de transporte do Reino Unido, sendo 950 em Londres. Além dos modelos diesel elétrico, que consomem 35% menos combustível e, consequentemente, emitem 35% menos gás carbônico, a Volvo também produz ônibus totalmente elétricos. Os veículos podem ter a configuração convencional de 12 metros de comprimento, articulada ou de dois andares.