Volvo e Ericsson lançam sistema de gestão de tráfego urbano na AL

Da Redação – 02.12.2015 –

Ambas as companhias comercializarão a solução, que já foi implantada há cinco anos em Goiânia e tem casos de sucesso na Europa, Canadá e África do Sul.

Toten interativo com imagens em tempo real (Foto - Divulgação Ericsson)
Toten interativo com imagens em tempo real (Foto – Divulgação Ericsson)

A área de fabricação de ônibus da Volvo (Volvo Bus) firmou parceria com a Ericsson para ampliar a implementação do sistema de monitoramento urbano ITS4Mobility. A tecnologia já foi aplicada em Goiânia em 2010 e a intenção das empresas é expandir sua aplicação para outros centros urbanos na região, seguindo exemplos de casos de sucesso na Europa, Canadá e África do Sul.

A tecnologia tem como princípio permitir a conexão tanto dos operadores de transporte (motoristas de ônibus) quanto dos passageiros ao sistema público de transporte urbano em tempo real. Dessa forma, é possível avaliar a pontualidade dos veículos, os trajetos que eles percorrem, a velocidade média por linha e outras informações adicionais, como consumo de combustível, giro do motor, emissão de poluentes e quilômetros rodados. “Estamos buscando soluções que ofereçam aos nossos clientes produtos que contribuam com a melhoria da mobilidade urbana nas cidades e a qualidade de vida dos passageiros, com foco na redução dos custos operacionais e do tempo de viagens”, diz Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.

Tanto a Ericsson quanto a Volvo poderão comercializar a tecnologia no continente e a empresa de tecnologia de telecomunicações ficará responsável pela implementação, suporte e manutenção. “Sistemas de transporte inteligente são complexos, pois demandam a integração das tecnologias da informação e comunicação com a infraestrutura de transporte existente, as frotas de veículos e os passageiros em si. Esse acordo é uma evidência da liderança da Ericsson nesse setor, além de um exemplo da transformação positiva que acontece agora no setor de transporte que também ruma em direção à Sociedade Conectada”, conclui Jo Arne Lindstad, vice-presidente de indústrias e sociedade da Ericsson América Latina.