Volvo lança nova escavadeira pesada

Da redação – 09.11.2016 –

Com 10% a mais de capacidade de caçamba do que o modelo anterior, equipamento tem como foco os mercados de construção pesada e a mineração de médio porte.

A nova escavadeira de grande porte da Volvo, a EC750DL, mostram um equipamento com números superiores em relação à EC700C, o modelo anterior nesse nicho. O lançamento tem peso operacional de 72,7 toneladas (contra 69 toneladas) e uma caçamba de 4,4 m3 ou 10% maior. A potência do motor (10% a mais) e a hidráulica (9% maior) também diferenciam a EC750DL, segundo a divisão CE da montadora sueca.

“Ter máquinas maiores e com maior capacidade é muito importante, principalmente na atual conjuntura econômica, mais restritiva e competitiva”, explica Gilson Capato, diretor comercial da Volvo CE no Brasil. De acordo com ele, a EC750DL é dirigida para escavação de alto volume, incluindo operações que exigem grandes movimentações e desagregação de materiais diversos, caso de rochas e minérios. “É uma máquina extremamente versátil, que também pode atender uma série de outras aplicações”, observa o executivo.

Um dos detalhes que garantem o posicionamento da nova escavadeira é o aumento de 3% na vazão hidráulica. Com o incremento, garante-se maior velocidade nos ciclos e também uma elevação de 9% na força de escavação. “É uma nova e avançada máquina, ainda melhor que sua antecessora, que já era conhecida por sua alta produtividade”, explica Afrânio Chueire, presidente da Volvo Construction Equipment Latin America.

Chueire, da Volvo CE: nova escavadeira é mais produtiva que modelo anterior
Chueire, da Volvo CE: nova escavadeira é mais produtiva que modelo anterior

Com uma força de tração 6% maior que a EC700C, a nova escavadeira também teria mais facilidade em vencer aclives e rampas. O consumo de combustível, por sua vez, teria sido reduzido em 5%, em função do sistema ECO, patenteado pela montadora. A eletrônica embarcada, por sua vez, inclui o sistema de gerenciamento de implementos AMS, que pode memorizar os dados de fluxo hidráulico de até uma dezena de dispositivos dessa área. O CareTrack, por sua vez, mescla telemetria satelital e celular para gerenciamento da frota, incluindo a identificação e antecipação de falhas e previsão de manutenção.