Volvo passa a oferecer ônibus rodoviários por assinatura

Redação – 23.09.2021 – Modelo de leasing é uma forma das empresas não precisarem fazer investimento inicial 

A Volvo apresentou uma nova modalidade financeira para os operadores de ônibus rodoviários no Brasil: um plano de assinatura. A opção permite que o transportador utilize o ônibus por um período pré-determinado entre 36 e 60 meses, podendo devolvê-lo ao final do contrato, sem a necessidade de um investimento inicial. 

Trata-se de um modelo de leasing operacional, parecido com uma oferta de locação ou assinatura de veículos, que já existe no mercado de automóveis. A modalidade incorpora um pacote de serviços, como despachante e manutenção, serviço que a Volvo já disponibiliza para caminhões, mas que é inédita para o segmento de ônibus rodoviários de passageiros, turismo e fretamento. 

A Volvo fará inicialmente uma oferta limitada de veículos nesta modalidade. Neste modelo, o transportador receberá um ônibus completo de imediato, pronto para rodar e passa a pagar um valor mensal pelo período do contrato acordado entre as partes. Os serviços agregados, como a manutenção, tacógrafo, despachante e até gestão de frota são definidos de acordo com a operação de cada transportador, sob medida. 

Vantagens do ônibus rodoviários por assinatura

Além de não necessitar investir na aquisição do veículo, o transportador tem o benefício de poder escolher o que fazer ao término do contato: devolver o bem ao Banco Volvo ou ofertar uma proposta de compra e permanecer com o veículo definitivamente. 

A oferta de ônibus rodoviários por assinatura é exclusivo para ônibus rodoviários pesados, como os chassis B420R+ e B450R+, recentemente lançados pela marca. Os novos ônibus são destinados para rotas extensas, que usam versões double decker (duplo piso) e low driver (posto do motorista rebaixado no primeiro piso), para viagens de 400 quilômetros ou mais. Podem ter configurações de eixos 6×2 e 8×2, com motorizações de 420cv e 450cv.