Wi-Fi em shoppings funciona como ferramenta de marketing

Da Redação – 20.12.2017 –

Linktel mostra que a infraestrutura de telecomunicações aponta até o nível de concentração dentro dos estabelecimentos

De uma forma sutil, as redes Wi-Fi de shopping centers estão sendo usadas como um dos recursos para mapear as tendências de movimento dentro dos centros de compras. Quem faz isso é a Linktel, que opera várias dessas infraestruturas. Em função da concentração – rastreada pelo uso da infraestrutura – a empresa consegue criar um “mapa de calor”, que mostra os ambientes mais frequentados. O resultado é que os dados podem ser usados para ações de marketing mais precisas.  “A oferta de serviço Wi-Fi se tornou obrigatória para qualquer empresa que deseja manter e atrair novos clientes para seus estabelecimentos”, avalia Jonas Trunk, presidente da operadora.

A companhia opera atualmente a rede Wi-Fi de 66 shopping centers no Brasil e avalia os estabelecimentos que oferecem Wi-Fi têm conseguido “fidelizar clientes, elevar os lucros e ter um panorama preciso da movimentação dos visitantes no ambiente”. Para a operadora, ao visitar um shopping, os clientes acessam o Wi-Fi e passam a gerar um banco de dados com importantes informações para o desenvolvimento de ações de marketing.

Com o sistema, é possível captar e armazenar dados de cadastros, o que possibilita o monitoramento da frequência e o ticket médio de cada cliente, descobrindo informações como o gosto e o que costuma comprar. A infraestrutura interna de telecomunicações pode ainda fornecer dados para a criação de campanhas de incentivo personalizadas de acordo com o perfil de gastos dos clientes, já que para a permissão do acesso, a ferramenta possui campos personalizáveis, como sexo, faixa etária e endereço.