Wi-Fi ganha musculatura e pode atingir 10 Gbps

Da Redação – 08.02.2017 –

Especialistas apostam que o padrão 802.11ax permita o novo patamar de velocidade em 2018, ampliando o uso desse tipo desse tipo de rede sem fio

A tecnologia continua a derrubar as fronteiras na área de infraestrutura de telecomunicações. Segundo especialistas reunidos no evento Mobility Brazil Conference, encerrado ontem em São Paulo, as redes Wi-Fi devem permitir conexões com velocidades de até 10 Gbps até 2018. Nesse caso, entra em cena o padrão 802.11ax, também conhecido como HEW (High-Efficiency Wireless), que está em fase final de desenvolvimento.

A infraestrutura wireless deve crescer na área corporativa, mas também avançam para o espaço público. Anderson Freire, analista de soluções da Teltec Solutions e um dos organizadores do Mobility Brazil, afirma que, com a modernização dos padrões “será possível construir redes ainda mais seguras e escaláveis, que garantirão a continuidade de conexões inclusive quando as pessoas saírem de casa ou do trabalho”.

Freire prevê que no futuro “as pessoas vão iniciar videochamadas dentro de casa, por meio do Wi-Fi, e quando saírem do imóvel, migrarão para redes LTE/5G de forma imediata, automática e imperceptível”, sem que a qualidade da conexão caia ou seja preciso refazer a ligação.

Para o especialista, a integração com o mundo da Internet das Coisas (IoT) é outra grande tendência. O cenário atual – com diversos padrões e faixas de frequências diferentes – é pouco eficiente e deve mudar. “Imaginamos que no futuro isso será integrado para permitir a sinergia entre sensores, smartphones, tablets, computadores e quaisquer outros aparelhos inteligentes, permitindo a tomada de decisões de forma rápida, integrada e eficiente”, finaliza.