NLT Telecom fecha parceria para oferecer rede via satélite para IoT

Parceria com floLIVE e Skylo amplia conectividade IoT no Brasil ao integrar conectividade celular e rede não terrestre (NTN)

Por Redação

em 14 de Outubro de 2026

A NLT Telecom, operadora especializada em Internet das Coisas (IoT), e a floLIVE, provedora global de soluções de conectividade para IoT, anunciaram no Futurecom 2026 uma oferta integrada de conectividade celular e satelital para o mercado brasileiro. A solução incorpora a tecnologia de rede não terrestre (NTN – Non-Terrestrial Network) da Skylo e será disponibilizada pela NLT a clientes no Brasil, ampliando as possibilidades de conexão de dispositivos em cidades, regiões remotas e locais de difícil acesso.

A combinação permite que dispositivos de IoT utilizem conectividade celular onde as redes terrestres estiverem disponíveis e estendam a conexão por meio do serviço NTN da Skylo — que inclui redes satelitais — em locais com cobertura celular limitada ou inexistente. A oferta apoia aplicações que demandam maior alcance, resiliência e continuidade dos negócios.

A conectividade satelital passa a integrar o NLT One, principal solução de conectividade da NLT Telecom, ao lado de funcionalidades como multi-IMSI, single IMSI, eSIM e opções de alta capacidade, associadas a APIs de integração, ferramentas de gestão e seleção automática ou manual de rede.

Leia mais

Brasil tem potencial para redes satelitais no IoT

“O Brasil é exatamente o tipo de mercado em que a combinação entre conectividade celular e satelital pode mudar o que é possível fazer com IoT”, afirma Bill Wark, vice-presidente sênior para as Américas da floLIVE. “Ao combinar a NTN da Skylo com a conectividade celular local da floLIVE, nossa rede core distribuída e nossa plataforma de IoT, podemos ajudar nossos parceiros a estender serviços muito além dos limites tradicionais das redes celulares. Isso vai além de oferecer cobertura — cria conectividade resiliente e always on para agricultura, logística, utilities, operações industriais, transporte e outras aplicações de IoT de missão crítica em todo o Brasil.”

Como explica Tarun Gupta, cofundador e diretor de negócios da Skylo, junto com a floLIVE, a companhia vai conseguir ajudar provedores de IoT e empresas no Brasil a combinar o desempenho e a eficiência econômica da conectividade celular com o alcance geográfico do satélite.

A Skylo opera uma rede não terrestre baseada em padrões, ativa em cinco continentes e licenciada em 41 países. Mais de 20 operadoras de redes móveis direcionam tráfego pela rede da Skylo, e a capacidade está presente em chipsets e módulos comerciais, permitindo que implantações de IoT acessem o satélite sem terminais dedicados ou novo hardware. A Skylo estende as redes de seus parceiros em vez de competir por seus clientes, preservando o controle das operadoras e parceiros em todo o processo.

    Os assuntos mais relevantes diretamente no seu e-mail

    Increva-se na nossa newsletter e receba nossos conteúdos semanalemnte

    Aceito receber a newsletter por email