Eaton busca mercado de controle de bombas de concreto a distância

De Las Vegas – 03.02.2016 –

A Eaton está aproveitando a World of Concrete – que ocorre nesta semana em Las Vegas, EUA, e com cobertura do InfraROI – para apresentar as suas soluções de controle sem fio ao mercado de bombeamento e distribuição de concreto.

Auto classificada, atualmente, como uma empresa de gerenciamento de energia, a tecnologia em exposição pela Eaton é chamada de Omnex Truested e consiste na emissão de dados por rádio frequência para operação de máquinas de diversos tipos, principalmente móveis.

O sistema é dotado de transmissores de controle móvel para ser operado à distância e receptores, que vão nos equipamentos e possuem algumas características de proteção para resistir a operações mais pesadas, como as que demandam concreto. Por isso, a empresa acredita que há um extenso campo de aplicação em equipamentos como bombas de concreto, com os quais seria possível a operação à distância, provendo segurança e produtividade.

Segundo Moe Dais, gerente de linha de produtos da Eaton, as soluções para controle de operação à distância têm ganho mercado mundialmente por reduzir a exposição dos operadores a riscos de acidentes e por permitir melhor gerenciamento do usuário fora da cabine do equipamento. “O Omnex tem sido bastante usado nos mercados de mineração e construção, principalmente em guindastes móveis, empilhadeiras e máquinas da linha amarela de construção”, finaliza Dais.

(*) O repórter Rodrigo Santos foi a Las Vegas a convite da organização da feira.