Vendaval atinge infraestrutura de transmissão de energia no Sudeste

Da redação – 06.06.2016 – 

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) monitora queda de cinco torres de alta tensão, ocorrida nesse final de semana na região de Campinas (SP). Incidente provocou desligamento de linhas de transmissão da CTEEP e de Furnas. 

Um forte vendaval na região de Campinas, interior de São Paulo, afetou o Sistema Interligado Nacional (SIN), inclusive com a queda de cinco torres de alta tensão. Em função do problema, o Operador Nacional do Sistema (ONS) está monitorando o incidente e os centros de operação do órgão estão realizando um procedimento especial de supervisão e controle dos fluxos de energia na região afetada.

Com a queda das torres, quatro linhas de transmissão foram desligadas: LT Santo Ângelo/Replan 440 kV, da CTEEP, LT Santo Ângelo/Mogi Mirim 440 kV, da CTEEP, LT Campinas/Itatiba 500 kV, de Furnas e a LT Campinas/Guarulhos, de 345 kV de Furnas. Segundo o ONS, mesmo com a contigência, as medidas adotadas pelo órgão em conjunto com as concessionárias de energia, evitaram a perda de carga de consumidores, que continuaram sendo supridos pelos demais equipamentos em operação. No entanto, houve desligamentos localizados no sistema de distribuição da CPFL, devido a perdas de linhas de transmissão da companhia.

Em nota oficial, o Operador explica que Furnas e CTEEP estão “envidando todos os esforços possíveis para que as torres de transmissão sejam recuperadas e as linhas voltem a ser disponibilizadas para a operação”. Duas linhas devem ter o seu retorno a partir de terça, a LT 500 kV Araraquara-Campinas (Furnas) e a LT 440 kV Bauru-Cabreúva (CTEEP). Se houver necessidade, o ONS adiantou que poderá haver a utilização de geração térmica.