Infraestrutura de rede é essencial para Internet das Coisas

Da Redação – 13.02.2017 –

Afirmação é do CEO da associação americana de infraestrutura sem fio (WIA), que participou do IT Expo na Florida na semana passada

De acordo com o site Industrial IoT 5G, Jonathan Adelstein disse que o sucesso da Internet das Coisas (IoT) depende de uma rede real que envolve sistemas de antenas distribuídas (DAS), small cells, Wi-Fi, torres  de telecomunicações e fibra óptica. Sem esse suportes, a IoT e outras implementações não serão bem sucedidas.

De acordo com ele, uma rede real precisa ser implantada de forma responsável, formando um ecossistema integrado que oferece às operadoras de telefonia sem fio e outros usuários a largura de banda necessária para atender às crescentes demandas de dados nas redes. “Manter os dispositivos e as máquinas conectadas é vital para nossas comunidades. A única maneira que as cidades permaneçam conectadas é por meio de mais infraestrutura sem fio!, diz ele.

“As pessoas usam seus telefones ou se beneficiam de sensores em seus escritórios ou carros, mas não apreciam plenamente o papel que a infraestrutura desempenha na prestação desses serviços”, argumentou Adelstein. O executivo cita o exemplo das barreiras regulatórias que tem impedido o avanço de instalação das small cells nos Estados Unidos, em alguns casos.

“Criar um ambiente de negócios previsível e justo é vital para a implantação de melhores redes sem fio”, disse Adelstein. “É difícil para uma empresa fazer grandes investimentos sem saber quais são as regras e sem saber que essas regras não vão mudar.”