Veolia aposta no portfólio de saneamento em outubro

Da Redação – 13.09.2017 –

Empresa apresentará soluções de reuso, dessalinização, ultrafiltração e tratamento de água e efluentes.

A divisão de saneamento básico da Veolia (Water Technologies) confirmou a exposição durante a 28ª Fenasan, que acontece de 2 e 6 de outubro no São Paulo Expo. A empresa deve destacar soluções de tratamento de águas e efluentes, reúso, ultrafiltração e dessalinização em um estande localizado na ilha Abimaq. A companhia também palestrará, sob o tema “Saneamento Ambiental: Desenvolvimento e Qualidade de Vida na Retomada do Crescimento”.

Das tecnologias, o Actiflo deve ser um dos destaques. Trata-se de um sistema compacto que utiliza microareia para a formação de flocos. Por ter a velocidade de sedimentação elevada, é indicado para unidades fabris compactas, pois opera em uma área reduzida, tem a capacidade de absorver variações na água bruta.

Já o sistema Multiflo, que também será apresentado pela Veolia no evento, pode operar com taxas entre 10 a 20 m/h, variando de acordo com as características da água bruta e garantias de processo. É recomendado para o tratamento de águas superficiais, para aplicações industriais e para consumo, onde há grande variação na turbidez da água bruta, bem como efluentes de purgas de torres de resfriamento.

Outra tecnologia, a AnoxKaldnes MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor), consiste num sistema baseado no princípio de formação de  biofilme aderido em “mídias” plásticas, projetadas e mantidas em suspensão no interior dos tanques de aeração, que otimizam o processo de tratamento de efluentes municipais e industriais.

Com essas e outras soluções, a Veolia quer demonstrar como levou água potável para 100 milhões de habitantes e saneamento para 61 milhões mundialmente no ano passado, além de produzir 54 milhões de megawatt/hora e tratar 31 milhões de toneladas de resíduos. A holding Veolia Environnement teve faturamento consolidado de 24,39 bilhões de euros em 2016.