Norueguesas selam parceria e avançam na geração solar no Brasil

Da Redação – 05.10.2017 –

A gigante Statoil forma joint-venture com sua conterrânea Scatec Solar e estreia no setor, com o projeto Apodi, no Ceará

O sol pode ser mais discreto na Noruega, mas isso não impede um avanço “viking” no Brasil. Explicando: a Statoil entra na geração solar no país – já tem operações em outros locais – comprando 50% da Scatec Solar e formando uma joint-venture focada na construção e operação desse tipo de empreendimento. Essa é a primeira informação. Na sequência, a gigante norueguesa adquire 40% do projeto Apodi, localizado no Ceará e com capacidade para gerar 162 MW.

Ativado na cidade de Quixeré, o empreendimento foi resultado do leilão realizado em 2015, com preço de entrega da energia ajustado pela inflação equivalente a 104 dólares por megawatt hora (MWh) em 2017. O parque também já possui autorização para ser interligado ao SIN, rede brasileira que integra a geração de energia. Agora, com a compra de 40% pela Statoil, a Scatec Solar fica com o mesmo percentual de participação e ApodiPar, consórcio brasileiro formado por três investidores locais, permanece com 20%.

”Como parte da nossa estratégia de ativamente complementar o nosso portfólio de petróleo e gás natural com fontes de energia renováveis e lucrativas, até então estávamos focados em energia eólica offshore, onde temos uma vantagem competitiva única por conta de nossos 40 anos de atividades de óleo e gás”, explica Irene Rummelhoff, vice-presidente executiva da área de Novas Soluções Energéticas da Statoil. Segundo ela, o projeto Apodi é um primeiro passo da companhia para entrada no mercado solar.

Pra resumir, a Statoil não começa do zero nesse segmento e amplia sua participação no Brasil, onde já detém o Campo de Peregrino, além das descobertas de Carcará e Pão de Açúcar, a serem desenvolvidas, todas na área de óleo e gás. Em projetos de energia renovável, a empresa possui um portfólio com capacidade de abastecer mais de 1 milhão de casas com energia eólica offshore, concentrados no Reino Unido e Alemanha.